quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Entrevista com Doshu Moriteru Ueshiba (1999)

A matéria/entrevista a seguir foi retirada do site "Aikido Journal" que é detentor dos possíveis direitos sobre o conteúdo aqui mostrado.Boa Leitura!

O Tada Ima Dojo apenas traduz o conteúdo de acesso público para facilitar o acesso a informação e fomentar o aprendizado do Aikido.

Boa Leitura

=================================================================


Publicado originalmente outono / inverno 1999
Stanley Pranin X Doshu Moriteru Ueshiba

Stanley Pranin: Quando você começou a praticar o Aikido de olho no seu futuro como herdeiro da tradição?
Doshu: Foi apenas quando me tornei um estudante universitário que comecei a perseguir esse ideal com consistência real. No entanto, eu tinha que ir à escola, e podia praticar apenas algumas horas por dia, de manhã ou à noite, dependendo do meu horário de aula. Suponho que recebi cerca de duas horas por dia, em média. Durante as férias de primavera e coisas do tipo, eu fazia uma hora extra, por exemplo praticando uma hora pela manhã e duas horas à noite, ou vice-versa. Mesmo depois de me formar, o ritmo permaneceu o mesmo até os quase trinta anos. Por volta de 1979, meu pai ficou doente por um tempo e a partir desse momento, os deveres de ensino começaram ser passados para mim gradualmente.

Stanley Pranin: Você diria que seu pai Kisshomaru teve a maior influência sobre você?
Doshu: Ele ensinava todas as manhãs e nas noites de sexta-feira, então eu estava sempre nessas aulas. Também fui às aulas de outros professores, mas vivi toda a minha vida sob o mesmo teto que meu pai; portanto, o treinamento que recebi dele sem dúvida me influenciou mais.

Stanley Pranin: Houve alguma coisa em particular que seu pai enfatizou ao conversar com você sobre a história do Aikido?
Doshu: Ele não falou muito sobre esse tipo de coisa comigo. A maior parte do que eu o ouvi dizer sobre isso aprendi depois que comecei a treinar mais regularmente com ele e quando o acompanhei a seminários, palestras e demonstrações. Ele nunca me sentou enquanto estávamos em casa e disse: "Moriteru, é assim ..." ou "Moriteru, estas são as coisas que eu quero que você saiba ..." De qualquer forma, desde que nasci, morava com ele. meu avô, fundador do Aikido, e meu pai, o Doshu anterior, por isso tenho certeza de que fui influenciado por ambos de várias maneiras, mesmo que eles nunca tenham falado comigo especificamente sobre essas coisas. Nasci e cresci em um ambiente de Aikido, em todos os seus aspectos, técnicos e outros.

Stanley Pranin: Que tipo de treinamento seu pai lhe deu especificamente?
Doshu: Eu treinei junto com todos os outros, então nunca houve um momento em que ele me chamou de lado para me dar um treinamento especial. Ele sempre fazia questão de me dar alguns conselhos enquanto eu estava no tatame, por exemplo, para sempre executar minhas técnicas de maneira limpa e cuidadosa, manter meus quadris baixos e aumentar meus movimentos. Mas em termos de como fazer nikyo ou sankyo ou como deveria ser. Eu tenho visto e experimentado essas técnicas desde pequeno e já as entendi, então nunca recebi instruções particularmente detalhadas sobre elas. Principalmente o que me ensinaram tinha a ver com os maiores pontos principais (no original: principais pontos principais), como aqueles que acabei de mencionar.

Além disso, devo dizer que, embora meu pai também fosse meu professor, quando íamos para casa à noite, acho que nosso relacionamento era mais ou menos igual entre qualquer outro pai e filho. (risos)

Stanley Pranin: Isso incluía o tipo de estágio "rebelde" que a maioria dos adolescentes passa em um momento ou outro?
Doshu: Bem, não, na verdade eu nunca fui contra meu pai assim, mas aparentemente eu era um terror na escola primária. (risos) Eu costumava entrar em todos os tipos de travessuras, e minha mãe sempre foi chamada na escola para prestar contas de algo que eu havia feito. Portanto, suponho que quaisquer impulsos rebeldes que eu possa ter tido foram canalizados para fora, em vez de ir contra meu pai.

Stanley Pranin: Como você vê o papel de seu pai na história do Aikido?
Doshu: O Aikido existe porque alguém o criou, mas o fato de ele existir na sua forma atual é em grande parte devido aos resultados cumulativos dos esforços contínuos que meu pai fez toda a sua vida com base no entendimento das intenções do fundador. Eu acho que é em grande parte devido a esses esforços que o Aikido assumiu a forma que tem agora, e que se tornou tão popular e bem visto em todo o mundo hoje.

Olhando ainda mais para trás, no processo de formulação do Aikido, o fundador viajou extensivamente e perseguiu muitos tipos diferentes de treinamento, e ele conseguiu isso em grande parte graças ao apoio do meu bisavô Yoroku, que o deixou trilhar seu próprio caminho e ajudou-o a fazê-lo. Minha avó também o apoiou, à sua maneira, como esposa. Portanto, para o Aikido que temos hoje, devemos muito aos esforços acumulados de muitas pessoas diferentes.

Ao mesmo tempo, também existem muitas condições fortuitas, por exemplo, o fato de o Hombu Dojo escapar da destruição durante a guerra. Eu também mencionaria os esforços daqueles que trabalharam para que o Aikido Hombu Dojo fosse legalmente reconhecido como uma fundação sem fins lucrativos (zaidan hojin) mesmo antes da guerra. Foi reconhecido como tal em 1940, como o Zaidan Hojin Kobukai, e com base nisso foi posteriormente reconhecido pelo Ministério da Educação como o Zaidan Hojin Aikikai (Fundação Aikikai) em 1947.

Portanto, o Aikido existe hoje através de uma combinação de todos esses fatores: sua criação pelo fundador, os esforços de meu pai como doshu, a sobrevivência do dojo durante a guerra, o estabelecimento do Aikido como uma fundação sem fins lucrativos, bem como o apoio o fundador recebeu de seus pais, esposa e muitos outros.



Stanley Pranin: Ouvi histórias dos esforços desesperados que seu pai Kisshomaru fez para salvar o dojo dos incêndios que engoliram grande parte de Tóquio durante a guerra.
Doshu: Penso que apenas cinco outros edifícios nesta área conseguiram sobreviver. Até o prédio ao lado estava queimando, então eles formaram uma brigada de baldes em um esforço frenético para impedir que as chamas consumissem o dojo também.

Stanley Pranin: Tudo teria que ser iniciado da estaca zero novamente se o dojo tivesse sido destruído na época; portanto, é bastante significativo para o desenvolvimento do Aikido ele ter sido poupado.
Doshu: Acho que sim. Lembro que quando eu era pequeno, ainda não havia muita atividade no Hombu Dojo. Por um tempo, meu pai esteve em Iwama. Ele se casou lá e, a partir de 1949, trabalhou por cerca de sete anos em uma empresa chamada Osaka Shoji. Ele não teve outra escolha. Mesmo se você tiver um dojo, não poderá ganhar a vida se ninguém vier treinar, o que ocorreu em grande parte após a guerra. Então, ele conseguiu um emprego como funcionário comum da empresa durante o dia e ensinava apenas de manhã e à noite. À medida que as coisas gradualmente começaram a se estabilizar, ele acabou sendo influenciado por várias pessoas a deixar a empresa e começar o Aikido em tempo integral. Eu acho que foi mais apropriado para o filho do fundador assumir uma posição de liderança, especialmente porque isso ajudaria a estimular o crescimento de membros.

Nós acabamos de realizar nossa 37ª Demonstração Anual de Aikido [no Nippon Budokan], mas as demonstrações naquela época eram realizadas em locais como o telhado da loja de departamentos Takashimaya. Lembro-me de ir lá com minha avó para assistir a um deles.

Além disso, acredito que meu pai incentivou entusiasticamente muitos dos estudantes universitários que treinavam no Hombu Dojo a formar clubes de Aikido nas suas escolas, de modo que gradualmente os dojos de Aikido começaram a aparecer em muitas partes do país à medida que esses estudantes se formavam e voltavam para suas cidades.

Stanley Pranin: Incentivar a formação de clubes universitários de Aikido parece ter sido um elemento importante na difusão do Aikido. Você já treinou em um clube universitário?
Não, eu estava ocupada treinando no Hombu Dojo, então não tinha nenhum interesse particular em treinar em um clube universitário. Claro que isso também tinha a ver com o fato de eu estar muito ocupada me divertindo fazendo outras coisas. (risos)



Stanley Pranin: Ouvi dizer que você era membro do clube de caligrafia da sua universidade.
Doshu: (Risos) Ah, eu era ... queria melhorar minha letra, mas devo confessar que não a levei tão a sério. Eu estava no clube de caligrafia, mas na verdade passava a maior parte do tempo fazendo coisas com meus amigos e assim por diante, como qualquer estudante universitário. (risos)

Stanley Pranin: Quando você começou a viajar para o exterior para ensinar Aikido?
Doshu: A primeira vez foi em 1975, quando fui com Mamoru Suganuma Shihan para acompanhar o Doshu pela Europa. A atmosfera do treinamento em cada lugar em que fomos foi diferente, dependendo do professor que nos hospedou. De qualquer forma, foi a minha primeira vez no exterior, então tudo era novo para mim. Lembro-me de ter ficado particularmente impressionado, por exemplo, que nosso hotel em Roma havia sido construído de tal maneira que incorporou algumas ruínas antigas. Também me lembro de pensar em como o mar de Cannes era bonito. Para dizer a verdade, a maior parte das minhas lembranças e impressões daquela viagem tinham mais a ver com a primeira vez que estive no exterior do que com o treinamento de Aikido. Ficamos lá apenas vinte e cinco dias, mas ainda era uma agenda muito cheia.

Stanley Pranin: Ouvi dizer que seu inglês é muito bom ...
Doshu: Eu dificilmente diria isso! Eu costumava falar um pouco, mas na verdade tenho a sensação de que piorou! (risos)

Stanley Pranin: Há quem diga que a técnica de mãos vazias (taijutsu) é a base do Aikido, enquanto outros afirmam que o Aikido é o chamado “budo abrangente” (sogo budo) que inclui o uso de armas. Qual é a sua opinião?
Doshu: Certamente é verdade que o fundador costumava treinar com armas como o ken (espada) e o jo (bastão pequeno) e explicava que eram parte do Aikido; mas a maior parte do meu treinamento foi com o meu pai, o Doshu anterior, então estou mais inclinado a seguir a interpretação que ele adotou ao longo de sua vida, que é que a técnica de mãos vazias é a base do Aikido.
Isso não quer dizer que haja algo errado com o treinamento com o ken e o jo, e as pessoas interessadas em persegui-los devem fazê-lo por todos os meios. Não há razão para proibir essas coisas. É perfeitamente bom se as pessoas quiserem usá-las como parte de seu próprio treinamento, mas acho que é um erro insistir que eles são [a base do] Aikido.

Stanley Pranin: Você já teve a oportunidade de treinar com o fundador?
Doshu: Muitas pessoas me fizeram essa pergunta. Sei que soaria bem e se encaixaria na imagem para que eu pudesse dizer "Sim, eu tive muito treinamento especial com o fundador", mas esse não é o caso. (risos) Eu estava perto dele desde que era pequeno, então o observei um pouco. Eu vivia sob o mesmo teto dele e frequentemente o assistia treinar, e também participava das aulas da manhã, mas não acho que houvesse algo especial no meu treinamento com ele. Às vezes, o fundador dava uma aula inteira para toda a turma, mas havia muitas outras vezes quando meu pai estava ensinando e o fundador entrava apenas por um tempo para adicionar sua própria explicação geral sobre o que a turma estava fazendo. Essa foi a extensão do meu treinamento com ele. Às vezes, durante as aulas da manhã, ele costumava me chamar para ter uma conversa amigável, como avô e neto, mas ele nunca me dizia para sair do tatame e praticar.

Stanley Pranin: Você já o achou um pouco assustador?
Doshu: Não particularmente. Posso imaginar que seus alunos o tenham encontrado dessa maneira, dada a relação professor-aluno, mas eu era apenas seu neto e ele nunca realmente perdeu a paciência comigo da maneira que poderia ter feito com os outros. Na verdade, acho que ele nunca ficou bravo comigo por nada, mesmo quando eu era pequeno e costumava sentar lá e dar um tapa na cabeça dele por diversão. Não me lembro, mas eles dizem que eu costumava fazer isso! (risos)

Stanley Pranin: O relacionamento da família Ueshiba com a religião Omoto remonta quase oitenta anos. Que significado Omoto tem para a família agora?
Doshu: Obviamente, meu avô foi altamente influenciado pela seita Omoto no processo de criação do Aikido, e particularmente por Onisaburo Deguchi Sensei. Meu pai foi criado nesse ambiente, mas acho que ele nunca foi influenciado por ele na medida em que o seu pai era. Ele sempre teve consciência de manter e observar os vários ritos e funções associados, mas não visitava o templo Omoto o tempo todo como meu avô, e eu também não. O próprio fundador construiu um santuário Omoto e, quando ele faleceu, uma mecha de seu cabelo foi consagrada lá da maneira tradicional. Sempre que realizamos o Taisai (“grande festival”, uma cerimônia anual comemorativa da morte do fundador), temos os sacerdotes Omoto associados a esse santuário que vêm realizar os ritos, mas essa tradição é baseada no relacionamento do fundador com a Omoto, não da família Ueshiba. De fato, o templo da família Ueshiba ainda é Kozanji na cidade de Tanabe, na província de Wakayama, e é aí que as cinzas do fundador estão enterradas. O próprio Morihei Ueshiba foi influenciado bastante pela Omoto no processo de formulação do Aikido, de modo que o relacionamento permanece até certo ponto; mas acho que o relacionamento com Kozanji como o templo da família ancestral é o mais profundo dos dois.

Stanley Pranin: Durante a década de 1970, houve várias pessoas que deixaram a organização Aikikai por várias razões, mas que mais tarde quiseram voltar e foram autorizadas a fazê-lo. Parece-me que esse tipo de aceitação de mente aberta era algo que o ex-Doshu Kisshomaru considerava extremamente importante. Como alguém muito próximo dele, eu me pergunto se você pode nos contar alguma coisa sobre o contexto dessa atitude da parte dele.
Doshu: O fundador sempre disse que "não há expulsão (hamon) do Aikido". Há quem tenha deixado o Aikikai, mas nunca foi porque alguém lhes disse para sair. Meu pai teve a mesma atitude. Se as pessoas que deixaram a organização quiserem voltar, não há razão para impedi-las de fazê-lo. A única ressalva pode ser que aqueles que deixaram a organização por um tempo e depois retornaram terão inevitavelmente alguma influência sobre aqueles que permaneceram o tempo todo. Mas o Aikido não é sobre eliminar ou remover o outro, é sobre construir harmonia, unir pessoas. Essas são as bases do Aikido, e esse foi sem dúvida o tipo de pensamento que formou a resposta de meu pai como Doshu a tais situações.

Stanley Pranin: Atualmente, o Aikido é praticado fora do Japão há mais de quarenta anos, e entre os praticantes no exterior, há alguns que começaram seus estudos com um professor de Aikikai no Japão, mas que formaram seus próprios grupos independentes. Mas há também aqueles que vieram ao Japão querendo estabelecer laços mais estreitos com os Aikikai. Como você acha que essas situações devem ser tratadas?
Sob o modo de pensar tradicional japonês, a abordagem mais correta seria seguir com o professor japonês que os ensinou originalmente, mas para alguns grupos as circunstâncias passadas tornaram isso impossível.



Doshu: O Aikikai agora inclui um Departamento de Assuntos Internacionais. As pessoas que desejam desenvolver ou re-desenvolver esse relacionamento com a Aikikai devem enviar sua solicitação, juntamente com todas as informações relevantes, para esse departamento, após o qual poderemos ver o que pode ser feito. Cada caso é diferente, é claro, mas enquanto o processo adequado for observado, acho que a maioria desses grupos poderá retornar ao Aikikai.

Stanley Pranin: Qual é o significado para o Aikikai da Federação Internacional de Aikido, criado em 1975?
Doshu: As pessoas que organizaram a Federação Internacional de Aikido ainda estão por perto, então você provavelmente deveria perguntar a elas em vez de mim, mas, em geral, acho que o objetivo mais óbvio era ajudar o desenvolvimento suave do Aikido no exterior. Isso foi há vinte e quatro anos atrás, e o mundo do aikido é consideravelmente mais amplo agora do que era então. Nesse meio tempo, a facilidade com que agora podemos trocar informações, por exemplo, usando a Internet, bem como o desenvolvimento de redes de transporte muito mais acessíveis, tornaram o cenário social de hoje completamente diferente do contexto social que existia na época.

Stanley Pranin: A Federação Internacional de Aikido é organizada em um modelo ocidental baseado na democracia e, portanto, enfatiza a importância das relações laterais. Por outro lado, o Aikikai é uma fundação sem fins lucrativos que se baseia em um sistema iemoto mais tradicional, baseado na família ou na linhagem, com uma estrutura fortemente vertical. Como você acha que essas duas organizações diferentes, uma estruturada horizontalmente e a outra verticalmente, podem ser reconciliadas de forma a poderem trabalhar juntas com sucesso?
Doshu: As diferenças que você menciona realmente apresentam algumas dificuldades, mas mesmo que haja algumas ondulações ocasionais no relacionamento, acho que as coisas geralmente vão bastante bem entre as duas e não há tantas disputas realmente sérias.

Stanley Pranin: Muitos não-japoneses têm a ideia de que uma organização "democrática" é aquela em que todos votam no processo de tomada de decisões sobre questões importantes. Mas não seria mais correto entender a Federação Internacional de Aikido como estando sob a égide do Aikikai, e que, assim como as classificações de dan são supervisionadas não pela Federação, mas pelo Aikikai, é na verdade o iemoto que serve como base e tem controle geral de tudo?
Doshu: O Aikikai é, é claro, o alicerce, mas isso não quer dizer que ele tome todas as decisões o tempo todo, independentemente do que o outro lado queira. Essencialmente, o Aikikai é um coletivo de pessoas que originalmente se uniram com base em sua interpretação compartilhada do Aikido, criada por Morihei Ueshiba, pessoas que eram membros da organização que se desenvolveram sob ele. Esse grupo de pessoas foi posteriormente reconhecido pelo governo japonês como uma entidade legal chamada Aikikai.

As ações da Aikikai incluem atividades no exterior, e a Federação Internacional representa um estabelecimento dentro do de uma estrutura horizontal com suas próprias regras, regulamentos e funcionários. Naturalmente, as decisões dentro de uma organização horizontal são tratadas pela regra da maioria e, de fato, seus estatutos especificam que devem ser. Isso significa que há inevitavelmente casos em que as coisas não são tratadas como os Aikikai acham que deveriam ser. Se você criar uma organização e der seu próprio estatuto, isso naturalmente acontecerá.
No entanto, como expliquei pela primeira vez, o Aikikai ainda é essencialmente uma organização composta por pessoas que concordam com o Aikido criado pelo fundador e se uniram como uma maneira de respeitá-lo e preservá-lo.

Stanley Pranin: O Aikido é um dos poucos budos modernos que ainda mantém o sistema iemoto. É também um dos poucos entre aqueles em que o sucessor oficial do sistema continua a praticar a arte. O que você acha que é importante para o Aikido que esse sistema iemoto ainda seja usado?
Doshu: O Aikido não é o tipo de arte marcial na qual existe competição para determinar a superioridade, mas sim uma que se esforça para realizar um ideal essencial de forjar respeito entre as pessoas. A questão é: como organizamos e expandimos para atingir esse ideal de maneira coordenada? A resposta, e isso não é algo que eu pessoalmente tenha decidido, é que a abordagem mais natural é basear essa organização no sistema iemoto que tem uma tradição tão longa no Japão. Duvido que haja muitos japoneses que questionem ou achem estranho; apenas parece muito natural para nós. Mesmo quando um não-japonês me pergunta por que isso deve ser assim, tudo o que posso dizer é que isso parece fazer parte de nossa herança, algo que simplesmente faz parte de nós, como o DNA. Eu acho que existem coisas como essa que não podem ser explicadas muito bem. (risos)



Stanley Pranin: Sim, como você diz, parece muito natural, e a maioria dos japoneses parece aceitá-lo assim. E o seu filho mais velho? Ele tem interesse em eventualmente sucedê-lo como doshu?
Doshu: Ele nasceu e cresceu até agora no mesmo ambiente que eu, e até apareceu na 37ª Demonstração Anual do Aikido no Japão, que este ano também incluiu um luto pela morte de meu pai. No momento, ele ainda está no terceiro ano do ensino médio, mas acho que ele se tornou muito mais interessado no Aikido do que eu naquela época, e ele parece estar fazendo um bom trabalho ao seguir seu treinamento. (risos)

Stanley Pranin: Olhando para a história do Aikido, além de ser fortemente influenciado pelo Omoto-kyo, parece ter tido um apoio considerável de alguns indivíduos de alto status social. Enquanto o fundador residia em Ayabe, ele teve contato com pessoas como Seikyo Asano e Almirante Isamu Takeshita e, mais tarde, através dessa rede, com pessoas como Gombei Yamamoto e outros líderes políticos da época. Muitas dessas conexões pré-guerra continuaram até certo ponto no período pós-guerra, com pessoas como Kenji Tomita e Kin'ya Fujita se tornando diretores dos Aikikai logo após a guerra. O ex-primeiro ministro Toshiki Kaifu seria outro. Por favor, conte-nos sua opinião sobre os tipos de papéis que pessoas como essas desempenharam no desenvolvimento do Aikido.
Doshu: Os períodos pré e pós guerra foram diferentes para o aikido. Particularmente antes da guerra, o Aikido era pouco conhecido no mundo e foi apenas através do tipo de apoio que você descreve que o fundador pôde vir a Tóquio. Eu acho que o fato de pessoas assim apoiarem Morihei Ueshiba atesta tão fortemente sua opinião que ele realmente tinha algo maravilhoso a oferecer. Como você diz, esse tipo de relacionamento também continuou após a guerra. O Sr. Kaifu foi apresentado ao Aikido através de uma conexão entre meu pai e o Sr. Yoshimasa Miyazaki.

Stanley Pranin: O Sr. Kaifu já praticou o Aikido? (** Ministro Toshiki Kaifu)
Doshu: Sim, nos dias em que ainda tínhamos o velho dojo de madeira. Obviamente hoje em dia ele está bastante ocupado com seu envolvimento no governo, então imagino que seria difícil para ele treinar agora. Antes e depois da guerra, Mitsujiro Ishii [um ex-funcionário da organização Asahi News que estava ativo na promoção do aiki budo e Daito-ryu aikijujutsu antes da Segunda Guerra Mundial] estava lidando com a diretoria do Aikikai e Sunao Sonoda, um ex-ministro do gabinete, passou a praticar todos os dias entre 1955 e o final da década de 1960. Acredito que ele também atuou como o primeiro presidente da Federação de Aikido do Japão. Se você olhar os programas antigos de demonstrações e eventos da época, encontrará nomes de pessoas como Ishii Sensei e Sonoda Sensei. O neto de Ishii também treinou aqui por um longo tempo.

O fato de o Aikido ter esse tipo de apoio deveu-se, em grande parte, à maravilhosa personalidade de Morihei Ueshiba e ao Aikido que ele criou. Esses relacionamentos levaram a muitas coisas positivas e, eventualmente, penso, a influências positivas na sociedade. Eu também mencionaria que foram os esforços subseqüentes de meu pai para entender e disseminar a intenção do Aikido que o ajudou a continuar a partir daí, eventualmente a ser adotado por tantas pessoas como hoje.

Stanley Pranin: Shigenobu Okumura Shihan afirmou certa vez em entrevista em uma edição anterior do Aikido Journal que as três grandes contribuições de Kisshomaru ao aikido foram sua organização, transmissão e teorização.
Doshu: Eu concordaria. O Aikido existe hoje não apenas por causa da pessoa que o criou, mas também por causa dos esforços constantes ao longo de muitos anos de outras pessoas que ajudaram a desenvolvê-lo. É por isso que meu pai foi homenageado com um prêmio do governo japonês por seu serviço como doshu nesse sentido.


Stanley Pranin: Que tipo de aspirações você tem como terceiro Doshu da tradição do Aikido? Que sonhos para o futuro do Aikido você espera realizar?
Doshu: Ah, me perguntam muito isso! (risos) O Aikido foi criado por um homem, depois desenvolvido e espalhado por outro; o que devo ser para o aikido? Minha resposta é que o que eu posso fazer pelo Aikido não será em tão grande escala. Eu acho que meu papel tem mais a ver com a criação e manutenção de um caminho que as muitas pessoas que ajudaram a trazer o Aikido a esse ponto - assim como as que estão apenas descobrindo - podem continuar caminhando juntas, um caminho que lhes permite continuar praticando juntamente com um espírito de amizade e solidariedade.

Quando eu era pequeno, o Aikido ainda era pouco conhecido pela maioria das pessoas, mas isso mudou e agora há consideravelmente mais pessoas que pelo menos já ouviram falar dele. Desde que chegou tão longe, a tarefa agora é continuar a desenvolve-lo e entregá-lo de uma forma clara e ordenada que reflita com precisão a essência do que é. Então, ao invés de declarar que quero fazer isso com o Aikido, ou que o Aikido precisa ser assim, acho mais importante que simplesmente ajude a manter um ambiente no qual possamos continuar fazendo o que já estamos fazendo tão bem.

Stanley Pranin: Seu estilo de vida mudou em decorrência de assumir o papel de doshu?
Doshu: Nem tanto. Antes do declínio da saúde de meu pai, costumávamos dividir os compromissos de ensino no Japão e no exterior, mas nos últimos dois anos de sua vida ele não pôde viajar para o exterior, então comecei a entrar no lugar dele. Nesse sentido, pouco mudou para mim, desde que eu já havia assumido algumas dessas funções. Ainda assim, embora o que eu faço não tenha mudado, o senso de responsabilidade associado ao ser doshu é certamente muito mais pesado, por isso parece completamente diferente a esse respeito.

Stanley Pranin: Eu posso imaginar. Mas, dada a sua personalidade, duvido que você seja o tipo de líder que se senta em uma nuvem, mas o tipo que é amigável e fácil de conversar e conhecer.
Doshu: (Risos) Sim, espero que sim! O rosto do meu pai aos quarenta e oito anos era muito mais severo do que o meu agora com a mesma idade. É claro que ele era realmente mais descontraído do que sua expressão sugeria, principalmente porque acho que ele foi criado em uma época diferente e mais difícil.

Stanley Pranin: O ambiente dos anos de guerra deve ter tido muito a ver com isso. Parece haver uma diferença entre as pessoas que passaram pela época e as que não passaram.
Doshu: Certamente, as pessoas de sua geração tendem a ter certa austeridade.
Bem, acho que não consegui dar o tipo de resposta que você esperava. Provavelmente, há pessoas esperando que eu diga coisas como: "Sim, como neto do fundador, treinei diligentemente desde que era muito pequeno!", Mas, infelizmente, nunca consegui me safar de declarações como essa. (risos)

Stanley Pranin: Pelo contrário, agradeço sua franqueza, pois tenho certeza de que a maioria de nossos leitores e outras pessoas da comunidade de Aikido também o farão. Muito obrigado por compartilhar seu tempo e pensamentos conosco!

Traduzido por Azzis Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário